top of page

Jardim Paulistano: Um guia sobre um dos bairros mais nobres de São Paulo



Jardim Paulistano é um bairro nobre de São Paulo, localizado na Zona Sul da capital é sinônimo de elegância e sofisticação.

A Região que hoje é conhecida como “jardins”, no século XVIII abrigava sítios que cultivavam chá, tabaco e uva, atividades que impulsionaram o desenvolvimento da cidade e tornaram o bairro Jardim Paulistano parte da história de São Paulo.

O bairro surgiu na década de 20 e é ainda hoje um dos preferidos da alta sociedade de São Paulo. Com muitas opções de lazer como museus, parques e praças, o bairro é composto ainda por uma variedade de excelentes restaurantes e muitas lojas famosas.


A localização é uma das mais privilegiadas de São Paulo, sendo que 7 das 14 vias principais da cidade passam pelo Jardim Paulistano: Av. Cidade Jardim, Marginal Pinheiros, Av. Eusébio Matoso, Av. Rebouças, Rua Groenlândia, Al. Gabriel Monteiro da Silva e Av. Faria Lima.


Espaços Naturais

O bairro Jardim Paulistano conta com inúmeras opções de atividades e atende a praticamente todos os gostos.

Um dos pontos fortes do Jardim Paulistano são os espaços naturais de praças e parques que compõem o bairro, excelentes para um piquenique, caminhada ou para relaxar ao ar livre. Parque Trianon Um parque que abriga um acervo de árvores centenárias e obras de arte belíssimas, sua vegetação é um pedacinho da Mata Atlântica no meio da cidade e é composta também por lindíssimas áreas ajardinadas e hortas.

A fauna do parque possui 34 espécies de aves, entre elas o beija-flor-de-peito-azul, pitiguari e o bentevizinho-de-penacho-vermelho.

A infraestrutura do parque conta com vários equipamentos de ginástica, sanitários, rampa de acesso ao parque, playgrounds e a famosa Trilha do Fauno, um caminho com 11 estações 600 metros que liga a avenida Paulista com a Alameda Santos.

Parquedo Ibirapuera Próximo ao bairro, o Parque do Ibirapuera é um projeto dos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello e do paisagista Augusto Teixeira Mendes.

O parque por si mesmo já é uma obra de arte, com um excelente espaço natural que abriga 314 espécies de animais e uma flora que conta com jardins, gramados, alamedas e conjuntos arbóreos.


A infraestrutura do parque possui pista de cooper, parque infantil, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de equipamentos, fonte multimídia, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e praças. Oferece estacionamento operado pelo sistema zona azul; acessibilidade em equipamentos de ginástica e banheiros.

Parque do Povo

O parque do povo também é de fácil acesso se você estiver hospedado no bairro Jardim Paulistano e é o local ideal para conhecer um pouco da flora brasileira, foi criado como um projeto educativo ambiental pela cidade de São Paulo e inclui sete roteiros botânicos que são compostos por Coleções Botânicas que incluem espécies de todos os Biomas do Brasil: Mirtáceas, Frutíferas Nativas, Frutíferas Exóticas, Madeiras Nobres, Círculos, Palmeiras, Árvores Especiais e Árvores Ornamentais.

O Parque Possui infraestrutura completa com três quadras poliesportivas, sendo uma delas com marcação especial para esportes paraolímpicos, aparelhos de ginástica, banheiros, playgrounds, ciclovia, pista de caminhada, roteiros botânicos e jardim sensitivo (jardim em forma de labirinto, composto por espécies ornamentais e medicinais que estimulam olfato, tato e visão).


Arte e Cultura

Para quem ama programas com muita cultura, o bairro Jardim Paulistano também é uma excelente escolha, além do MASP, um dos museus mais famosos de São Paulo, o bairro possui ainda galerias de arte.

MASP O Museu de Arte de São Paulo é o primeiro museu moderno no país, fundado pelo empresário Assis Chateaubriand em 1947.

Atualmente a coleção do MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas e é considerado o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul.


Galeria Almeidae Dale A Almeida e Dale é uma das galerias de arte mais clássicas de São Paulo. Entre as coleções apresentadas pela galeria já estiveram obras de modernos e contemporâneos como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Cicero Dias, Beatriz Milhazes e Cildo Meireles. Seu calendário de exposições reflete esse rico acervo, com mostras de nomes como Botero (2012), Alfredo Volpi (2014) e Pancetti.

Galeria Carbono A galeria Carbono é para quem gosta de exclusividade. Uma galeria de arte contemporânea que trabalha o conceito de edições.

Suas obras de arte são reproduzidas em série limitada e incluem esculturas, objetos, livros de artistas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações. Seu acervo conta com nomes como Adriana Varejão, Cássio Vasconcellos, Jac Leirner, Tomie Ohtake e Vik.

ZipperGaleria A Zipper é uma galeria de arte contemporânea inaugurada em 2010. A galeria aposta na pluralidade e está sempre aberta aos novos discursos da arte contemporânea.

Em suas exposições estão presentes obras que contemplam artistas emergentes da cena brasileira e latino americana evidenciando a pluralidade de pensamentos e manifestações artísticas.


Lazer e Gastronomia

O bairro Jardim Paulista é um dos locais mais bem frequentados da zona sul de São Paulo.


Com muitas opções de bares e restaurantes, o Jardim Paulista oferece o que há de melhor na gastronomia e contempla desde ambientes luxuosos até locais um pouco mais informais. Chef Rouge Um restaurante clássico nos jardins. Um cardápio francês sofisticado com pratos leves e opções vegetarianas, o restaurante conta com consultoria do estrelado Chef Alain Ducasse que apresenta um menu impecável, ambiente agradável e uma carta de vinhos requintada, tudo isso para você sentir um pedacinho da França em São Paulo. Arábia Com uma linda decoração mediterrânea, o restaurante Arábia é uma casa premiada com um cardápio completo preparado artesanalmente. Um ambiente agradável com opções de pratos vegetarianos e sem glúten para atender a todos os paladares. Ohkinha Restaurante de comida japonesa com os melhores pratos de São Paulo. Com ingredientes frescos e um ambiente muito agradável recebe nota 4.9 no google. A decoração do restaurante segue a linha clássica da temática japonesa, ideal para um jantar romântico ou para levar a família e amigos. Eu,Tu, Eles Bar Um dos principais bares do circuito da Avenida Paulista o Eu, Tu Eles Bar possui um ambiente informal e sofisticado ao mesmo tempo.

O bar mais brasileiro da região dos Jardins conta com muitos drinks e uma decoração voltada para a cultura brasileira.

O menu conta com deliciosos pratos e tira gostos como: porção de quadradinhos de tapioca, canapés de salmão defumado e bruschettas.


Gero Um restaurante com a clássica cozinha italiana. Em seu Menu se destaca o linguine alla vongole.

Com um ambiente sofisticado e aconchegante possui uma carta de vinhos deliciosos para harmonizar com os pratos servidos. Baccio di Late Uma gelateria sofisticada de tradição Italiana no coração dos Jardins.

Aqui você experimenta sabores exclusivos do melhor sorvete da região. A produção é feita artesanalmente com ingredientes frescos e selecionados. A cremosidade e as combinações de sabores vão te fazer experimentar um pedacinho do paraíso na terra. Chocolat Du Jour Para quem ama chocolate, os mais sofisticados estão na Chocolat Du Jour. Ideal para presentear ou degustar com opções diversificadas, a loja oferece produtos com chocolate premium produzidos com cacau 100% brasileiro.

Galeria dos Pães Assim como a cidade de São Paulo, a Galeria dos Pães nunca dorme. Aberta 24 horas a padaria possui estacionamento gratuito e conta com adega de vinho, delicatessen e área para café da manhã e almoço. Um local completo para qualquer hora do dia.


Moda

É também no Parque Jardim Paulista que está o melhor das tendências da moda, e a rua Oscar Freire é onde se reúne o público antenado com a moda.


São 2,6 KM para se maravilhar com as lojas na Oscar Freire. Com o que há de mais atual em marcas nacionais e internacionais, o cruzamento com a Rua Augusta é o ponto principal para as compras.

O melhor é que as compras se tornam um agradável passeio em uma das regiões mais sofisticadas de São Paulo, na Oscar Freire você encontra marcas como: Diesel, Mara Mac, Max Mara, Roberto Cavalli, Versace, Tufi Duek, Forever 21, Dudalina, Carla Amorim, Cris Barros, Calvin Klein, Cartier, Fillity, Le Lis Blac e muitas outras.

Entre uma loja e outra você pode desfrutar dos cafés mais charmosos de São Paulo para relaxar e aproveitar o ambiente, como a Cristallo, que distribui mesas na calçada e é um excelente ponto para apreciar o movimento e ainda se deliciar com os doces e salgados oferecidos pela casa.


Onde se hospedar

Depois de saber um pouco mais sobre o bairro mais nobre de São Paulo é hora de conhecer a região dos Jardins e aproveitar cada momento, então que tal fazer as malas e vir dar um passeio pelos maravilhosos jardins da região? Para se hospedar você pode contar com o serviço exclusivo do Hotel George V Casa Branca, um lugar que reúne todo o requinte e luxo que a região oferece com estadias de curta e longa permanência. E neste mês de setembro, eles estão com pacotes que incluem ingressos para o Espetáculo Cinderella da Broadway. Confira! Para quem viaja a trabalho o hotel oferece uma excelente estrutura com espaço para eventos, sala de reunião e wifi de qualidade em todo o hotel. E ainda, no Hotel George V Casa Branca, você conta com todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 e poderá desfrutar de uma estadia incrível.

bottom of page